OF57 – Organização, Processo de Trabalho e Integração da Atenção Primária à Saúde à Rede de Atenção à Saúde: Experiências em Localidades Rurais
Organização: Márcia Fausto (ESNP | FIOCRUZ) e Patty Fidelis (ISC | UFF).
Apresentação
Sejam bem-vindas e bem-vindos!
Oficina: Organização, Processo de Trabalho e Integração da Atenção Primária à Saúde em Localidades Rurais Remotas
Este evento será realizado em 3 de novembro de 2024, como parte do 5º Congresso Brasileiro de Política, Planejamento e Gestão em Saúde, no Campus Benfica da Universidade Federal do Ceará (UFC), em Fortaleza. A oficina acontecerá na Sala 101 da FEAAC Clássica, das 8h30 às 17h00.
Objetivos da Oficina:
– Discutir as práticas de Atenção Primária à Saúde (APS) e a organização dos processos de trabalho em localidades rurais remotas;
– Promover um espaço de interlocução entre pesquisadores, gestores, profissionais de saúde, alunos e representantes de movimentos sociais;
– Debater estratégias de formação profissional para atuação em cenários de ruralidade e propor soluções para qualificar o acesso e a organização da APS nesses territórios.
A programação incluirá mesas de debates com especialistas, rodas de conversas em grupos e momentos de troca de experiências sobre os desafios e oportunidades da APS em áreas rurais.
A oficina é organizada pelo Grupo de Pesquisa em Atenção Primária à Saúde em Territórios Rurais Remotos, com apoio de diversas instituições acadêmicas e de pesquisa do país.
Convidamos a todas e todos para participar deste importante momento de troca e construção coletiva sobre a saúde em territórios rurais!
Programação
09h00 - 09h30: Mesa de abertura e boas-vindas
Márcia Fausto (ENSP | FIOCRUZ
09h30 – 12h00: Mesa Redonda – Organização, práticas em saúde e estratégias de formação em cenários de ruralidade: sinergias possíveis
Mediação: Patty Fidelis de Almeida (ISC | UFF)
Expositores:
Organização e práticas de APS para garantia de atenção integral – a experiência de Manicoré/AM
Maria Adriana Moreira (Secretária Municipal de Saúde de Manicoré – AM)
Experiências de formação profissional para atuação em territórios rurais – necessidades e dispositivos
Júlio Schweickardt (Fiocruz Amazônia/ ILMD)
Propostas de Trabalho & Educação na Saúde do Campo, Floresta e Águas
Alexsandro de Melo Laurindo (Secretaria de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde do Ministério da Saúde)
Proposições da política nacional e atenção básica para os territórios rurais
Lilian Silva Gonçalves (Departamento de Estratégias e Políticas de Saúde Comunitária (Desco) da Secretaria de Atenção à Primária à Saúde (Saps) do Ministério da Sáude)
Debatedor: Antônio Marcos De Almeida (Representante da rede de médicos e médicas populares no Grupo da Terra)
Relatoras: Maria Jacirema (UFAM) e Angela Carneiro (Univasf)
Debate aberto
14h00 – 16h00: Café Mundial
Café Mundial
16h00 Formação de 4 grupos – 25 minutos em cada rodada
Grupo 1 – Estratégias para ampliação e qualificação do acesso e organização das práticas de saúde na APS em cenários de ruralidade
Perguntas disparadoras: entre o que temos e o que precisamos avançar: modalidades de equipes? Quais as estratégias para garantir o acesso das populações rurais à APS? Quais temáticas e experiências carecem de estudos para aprofundamento e como exemplo de boas práticas?
Mediadora/relator: Juliana Gagno Lima (UFOPA) e Cristiano Gonçalves Morais (USP)
Grupo 2 – Estratégias e dispositivos de formação para profissionais de saúde que atuam em cenários de ruralidade
Perguntas disparadoras: Quais as experiências em curso de formação para os profissionais de saúde que atuam em áreas de ruralidade? Quais as principais necessidades de formação – tipos de cursos e temas? Quais as estratégias para alcançar os profissionais da saúde que atuam nestes territórios? Quais temáticas e experiências carecem de estudos para aprofundamento e como exemplo de boas práticas?
Mediadora/relator: Helena Maria Seidl Fonseca (FIOCRUZ) e Lucas Manoel da Silva Cabral (FIOCRUZ)
Grupo 3 – Integração da APS à rede de atenção à saúde nos territórios rurais
Perguntas disparadoras: Quais as estratégias para garantir o acesso à atenção especializada e hospitalar? Quais os desafios identificados e ações possíveis? Quais as modalidades de transporte necessárias para garantir o acesso aos serviços de saúde? Quais temáticas e experiências carecem de estudos para aprofundamento e como exemplo de boas práticas?
Mediadora/relatora: Patty Fidelis de Almeida (UFF) e Jôse Ribas Galvão (UFBA)
Grupo 4 – Participação social e competência cultural para atuação em territórios rurais
Perguntas disparadoras: Como garantir participação comunitária na APS em territórios rurais (identificar experiências concretas)? Quais os temas/competências que devem compor os processos formativos? Quais temáticas e experiências carecem de estudos para aprofundamento e como exemplo de boas práticas?
Mediadora/relatora: Márcia Fausto (Fiocruz) e Amandia Braga Lima Sousa (Fiocruz Amazônia/ ILMD)
16h:40 - 17h:00: Avaliação e fechamento da oficina
Relatoria – equipe organizadora – destacar elementos para avançar no debate sobre formação para profissionais de saúde em cenários de difícil acesso
Slides dos palestrantes
Local do evento
UFC Campus Benfica
Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade - UFC
FEAAC Clássica - Sala 101
- realização: