Acesso de hipertensos à atenção primária à saúde a partir do estudo de caso em município rural remoto do estado do Amazonas

Objetivo: Compreender o acesso aos cuidados do hipertenso na Atenção Primária à Saúde (APS) em município rural remoto do estado do Amazonas. Métodos: Trata-se de uma análise temática do acesso a partir de um estudo de caso de natureza qualitativa, realizada entre julho e agosto de 2019, com gestores municipais, profissionais de saúde e usuários hipertensos do município de Maués – Amazonas. A partir da coleta de dados com roteiros de entrevista semiestruturada para cada grupo de sujeitos investigados, dados secundários e estudos sobre território rural remoto e APS na Amazônia, realizou-se a triangulação de métodos. Na análise qualitativa, a abordagem utilizada é análise temática, baseada em um modelo teórico de acesso, cujas dimensões avaliadas são a acessibilidade geográfica, disponibilidade e aceitabilidade. O estudo respeita os preceitos éticos da Resolução 466/2012. Resultados: As barreiras de acesso relacionadas à acessibilidade geográfica foram a locomoção aos serviços que se concentram na sede municipal, disponibilidade de transporte e custo da viagem, e processo migratório relacionado à sazonalidade dos rios. Em disponibilidade, as barreiras envolvem a fixação de profissionais de saúde, oportunidade de consulta, integração com a Rede de Atenção à Saúde, informação sobre o serviço e educação em saúde. Em aceitabilidade, identificou-se a falta de competência cultural da equipe de saúde, tendência ao modelo curativo-emergencial e déficit de adesão ao tratamento dos hipertensos. Por outro lado, observou-se fatores que facilitam o acesso à APS, tais como a oferta de serviços através das viagens itinerantes da unidade móvel pelas comunidades ribeirinhas, disponibilidade de transporte para os agentes comunitários realizarem as visitas domiciliares, atendimento prioritário para a população rural, fortalecimento de vínculo profissional-usuário e satisfação com o serviço. Considerações Finais: As reflexões produzidas pelo estudo contribuem para o aprimoramento do conhecimento científico sobre a oferta de cuidado à saúde da população rural amazônica, ampliando a visibilidade para o contexto do cuidado assistencial e os fenômenos sociais que envolvem o acesso do hipertenso à APS, a fim de que se produzam políticas públicas condizentes com a realidade e planejamento do cuidado considerando os determinantes de saúde.

Descritores: Atenção Primária à Saúde; Saúde da População Rural; Acesso Universal aos Serviços de Saúde; Hipertensão Arterial.

Baixar Documento
Autores
Amanda Marinho da Silva
Países
Brasil
Periódico
Acervo da pesquisa da rede APS MRR
Idioma
Português
Ano
2021
Própria
1
Tipo
Dissertação