Documentário “Distintos Territórios, Múltiplos Desafios” destaca a importância da Atenção Primária à Saúde em Municípios Rurais Remotos

Uma nova produção documental intitulada “Distintos Territórios, Múltiplos Desafios” acaba de ser lançada, trazendo à tona a relevância da Atenção Primária à Saúde (APS) em municípios rurais remotos. Esse documentário é fruto de uma pesquisa realizada em 2019, denominada “Atenção Primária à Saúde em Municípios Rurais Remotos”, e tem como objetivo fortalecer a capacidade de análise sobre a APS no Sistema Único de Saúde (SUS) em áreas rurais remotas.

Desenvolvido pelo VideoSaúde, Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (ICICT) e Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o documentário conta com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), do PMA e do Programa Inova Fiocruz. A realização é do Grupo de Pesquisa APS em Municípios Rurais Remotos (APS em MRR), vinculado à Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP) da Fiocruz.

A pesquisa que deu origem ao documentário teve como propósito principal gerar conhecimentos que pudessem embasar a tomada de decisão e a implementação de políticas públicas voltadas para a ampliação do acesso a serviços de saúde de qualidade e a redução de desigualdades em saúde. Além disso, a pesquisa também buscou garantir o direito à saúde para toda a população, especialmente aquela residente em municípios rurais remotos, que muitas vezes enfrenta desafios adicionais para acessar os serviços de saúde.

“Distintos Territórios, Múltiplos Desafios” aborda diversas questões relacionadas à APS em municípios rurais remotos, explorando os desafios enfrentados por profissionais de saúde, gestores e comunidades locais. O documentário apresenta histórias de sucesso, boas práticas e iniciativas inovadoras que têm sido implementadas nesses territórios, destacando a importância da APS como porta de entrada para o sistema de saúde e como estratégia fundamental para promover a saúde e prevenir doenças.

Com essa produção audiovisual, espera-se sensibilizar gestores, profissionais de saúde e a sociedade em geral para a importância de investimentos e políticas públicas direcionadas à APS em municípios rurais remotos. Além disso, o documentário busca fomentar o debate e estimular a troca de experiências entre os diversos atores envolvidos na área da saúde.

“Distintos Territórios, Múltiplos Desafios” já está disponível

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *