II Simpósio Atenção Primária à Saúde em Municípios Rurais Remotos: Um Sucesso de Diálogo e Aprendizado

Santarém, Pará – Nos dias 29 e 30 de agosto de 2023, a cidade de Santarém, no coração da Amazônia, tornou-se o epicentro das discussões sobre saúde em municípios rurais e remotos e atenção primária no Brasil. O II Simpósio Atenção Primária à Saúde em Municípios Rurais Remotos reuniu profissionais, pesquisadores, gestores de saúde e a comunidade acadêmica para debater e compartilhar experiências valiosas.

O evento, realizado na Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), teve como objetivo principal apresentar os principais resultados da pesquisa “Atenção Primária à Saúde em Municípios Rurais Remotos no Brasil” e promover um espaço de interlocução para a troca de conhecimentos sobre o tema.

Dia 29/08/2023: Manhã – A mesa de abertura contou com a presença de autoridades, incluindo a Reitoria da UFOPA, representantes do Ministério da Saúde e da Fiocruz, secretários municipais de saúde, e os coordenadores da pesquisa APS em MRR. Esse momento solene marcou o início de dois dias de discussões produtivas.

Dia 29/08/2023: Tarde – A primeira mesa, intitulada “Por uma APS acessível, integral e de qualidade para a população das águas”, trouxe renomados palestrantes, como Lígia Giovanella e Luiza Garnelo, que discutiram os desafios e possibilidades da Atenção Primária à Saúde em regiões remotas e ribeirinhas.

Dia 29/08/2023: Noite – A noite foi reservada para a apresentação de pôsteres, onde pesquisadores e profissionais puderam compartilhar estudos e experiências valiosas em saúde.

Dia 30/08/2023: Manhã – A segunda mesa, intitulada “Atenção Primária à Saúde em Municípios Rurais Remotos no Brasil: o panorama da pesquisa e da política”, apresentou os resultados da pesquisa APS em MRR e debateu a importância da política de atenção primária para a saúde da população.

Dia 30/08/2023: Tarde – A terceira mesa explorou o contexto do Oeste Pará, com discussões sobre diversidade étnico-cultural, estratégias e desafios da UBS Fluvial e a experiência do 9º Centro Regional de Saúde (9º CRS) com UBS Fluvial. Lilian Gonçalves abordou o panorama da política de Atenção Primária à Saúde, equidade e UBS Fluvial.

Além disso, os participantes puderam conhecer a UBS Fluvial Abaré em uma visita real, que proporcionou uma experiência prática e enriquecedora.

Ao final do evento, os organizadores expressaram seu agradecimento aos parceiros, incluindo o PMA Fiocruz, 9ª Regional SESPA, COSEMS PA, Ministério da Saúde e os municípios da 9º regional de saúde do Pará, bem como ao Solar dos Reis e ao Grupo de Pesquisa PESCA.

Este Simpósio, rico em conhecimento e trocas, deixa uma marca profunda no campo da atenção primária à saúde em áreas rurais e remotas, fortalecendo a importância desse tema vital para o Brasil.

Para acessar mais informações, fotos e conteúdo do evento, visite o site oficial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *