Ministério da Saúde anuncia ampliação da Estratégia de Saúde da Família em Nova Política de Atenção Básica

O Ministério da Saúde apresentou, no programa “Sala de Convidados”, a Nova Política de Atenção Básica, destacando uma das principais ações: a ampliação da estratégia de saúde da família. O programa, conduzido pelo apresentador Renato Farias, recebeu especialistas renomados para discutir esse tema de grande relevância.

Durante a entrevista, o Secretário de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde, Nésio Fernandes, enfatizou a importância da ampliação da Estratégia de Saúde da Família como parte integrante dessa nova política. Essa estratégia visa acompanhar as famílias em seu contexto socioeconômico e cultural, promovendo ações de prevenção, diagnóstico precoce e tratamento adequado de doenças.

Ligia Giovanella, Pesquisadora Sênior da ENSP/Fiocruz e Integrante do Comitê Gestor da Rede de Pesquisa em Atenção Primária à Saúde da ABRASCO, também participou do debate e ressaltou a relevância da atenção básica na promoção da saúde da população. Ela destacou que essa nova política busca fortalecer o cuidado primário, priorizando o acesso equitativo aos serviços essenciais de saúde.

O Secretário de Saúde de Abaetetuba/PA, Presidente do COSEMS do Pará e Vice-Presidente do CONASEMS, Charles Tocantins, trouxe sua experiência prática no campo da atenção básica. Ele compartilhou como o município de Abaetetuba tem investido em estratégias de saúde da família e os resultados positivos alcançados, como a melhoria da qualidade de vida e a redução da demanda por atendimentos de alta complexidade.

A Nova Política de Atenção Básica anunciada pelo Ministério da Saúde visa fortalecer a atenção primária à saúde, com foco na prevenção, promoção e cuidado integral. A ampliação da Estratégia de Saúde da Família é parte fundamental desse plano, buscando garantir um atendimento mais humanizado e personalizado às necessidades das famílias brasileiras.

Essa iniciativa demonstra o compromisso do governo em investir na base do sistema de saúde, reconhecendo a importância da atenção básica como porta de entrada para os serviços de saúde. A expectativa é que a implementação dessa nova política contribua para a melhoria dos indicadores de saúde, redução das desigualdades e maior acesso aos cuidados primários em todo o país.

O programa “Sala de Convidados” proporcionou um espaço importante para a discussão desse tema vital, reunindo especialistas e gestores que compartilharam experiências e conhecimentos sobre a Nova Política de Atenção Básica.

 

Referência: Programa Sala de Convidados: A Nova Política de Atenção Básica. Disponível aqui 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *