Norte Estradas
O território Norte Estradas faz parte da Região Amazônica, é composto por 28 MRR, distribuídos nos estados do Pará, Roraima, Amazonas, Acre e Amapá. A história e criação dos municípios deste território associa-se aos grandes projetos nacionais de integração da região e à construção de rodovias com migração populacional acentuada na segunda metade do século XX, atraída por atividades de extrativismo mineral e agropecuária.
Neste cluster, a população média é de 20.703 habitantes, a densidade populacional média é de 2,78 hab/km2; as áreas são extensas com 13.284,8 km2 em média. O PIB médio per capita foi de R$ 12.791,00. Os serviços de administração, saúde e educação públicas e seguridade social respondem pela maior parcela do PIB em 23 municípios. A faixa de IDHM predominante é a baixa. O percentual médio da população beneficiária do Bolsa Família é de 48,31%.
Este cluster agrega 28 MRR, distribuídos nos estados do Pará, Roraima, Amazonas, Acre e Amapá. A população média é de 20.703 habitantes, a densidade populacional média é de 2,78 hab/km2; as áreas são extensas com 13.284,8 km2 em média. O PIB médio per capita foi de R$ 12.791,00. Os serviços de administração, saúde e educação públicas e seguridade social respondem pela maior parcela do PIB em 23 municípios. A faixa de IDHM predominante é a baixa. O percentual médio da população beneficiária do Bolsa Família é de 48,31%.
Os 28 municípios se distribuem em 15 CIR, sendo que as CIR do Sul de Roraima e do Xingu aglutinam 4 cada.
A maior parte dos municípios têm ESF (26), com cobertura média de 79,61%.
Os MRR considerados como tipo foram: Canutama (AM); Caroebe (RR), Senador José Porfírio (PA), Uiramutã (RO), Uarini (AM), Assis Brasil (AC), Pacaraima (RR), Porto Walter (AC), Santa Maria das Barreiras (PA), Marechal Thaumaturgo (AC),
Tartarugalzinho (AP) e São Luiz (RR). Na primeira seleção foram escolhidos intencionalmente os municípios de Pacaraima e Assis Brasil. Como outliers, foram escolhidos Jacareacanga e Rurópolis, os dois por terem populações de mais de 40.000 habitantes, sendo que o primeiro conta com uma imensa área territorial e baixíssima densidade demográfica, ambos com coberturas baixas da ESF.
A amostra Norte Estradas é
composta pelos municípios
Assis Brasil, Jacareacanga e Rurópolis.