Pesquisa sobre Atenção Primária à Saúde em contextos de ruralidades inicia preparativos para o campo na região do Semiárido

A pesquisa Atenção Primária à Saúde em Municípios Rurais Remotos (APS em MRR) se prepara para iniciar mais uma etapa de campo, desta vez na região do Semiárido brasileiro. O primeiro município a ser visitado será Dom Basílio (BA), localizado no centro-sul da Bahia.

Nesta semana, os pesquisadores Adriano Maia (UFBA) e Josê Galvão (UFBA) realizaram uma reunião de planejamento com o secretário municipal de saúde, Valmor Félix, para alinhar os detalhes da ida a campo e das atividades que serão conduzidas junto às equipes locais. O encontro teve como objetivo fortalecer o diálogo com a gestão municipal e garantir o envolvimento das equipes de Atenção Primária à Saúde em todas as etapas da pesquisa.

A realização desta etapa marca o início das atividades de campo na região do Semiárido e representa mais um passo importante para a compreensão dos desafios e potencialidades da Atenção Primária à Saúde em contextos de ruralidades, valorizando o protagonismo dos trabalhadores e gestores do SUS em territórios com características geográficas, sociais e culturais diversas.

🔎 Mais informações sobre a pesquisa estão disponíveis no site.

💠 Trata-se de uma pesquisa financiada pelo Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Atenção Primária à Saúde (SAPS).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *