Pesquisadoras do Grupo APS em MRR participam de reunião do Grupo Terra em Brasília

As pesquisadoras Márcia Cristina Rodrigues Fausto, Patty Fidelis de Almeida e Lígia Giovanella, integrantes do Grupo de Atenção Primária à Saúde em Municípios Rurais Remotos (APS em MRR), foram convidadas a participar da última reunião do Grupo Terra, realizada nos dias 20, 21 e 22 de março de 2024, em Brasília-DF.

O Ministério da Saúde estendeu o convite às pesquisadoras para apresentarem sua pesquisa intitulada “Atenção Primária à Saúde em Municípios Rurais Remotos no Brasil”, como parte da programação do evento. A reunião ocorreu sob o guarda-chuva do Grupo Terra, uma coalizão composta por movimentos sociais populares do Campo, Floresta e Águas, instituições de pesquisa, diversas áreas do Ministério da Saúde, além de outros órgãos convidados.

O Grupo Terra, retomado pela Portaria do Ministério da Saúde nº 1.120 de agosto de 2023, e vinculado ao Gabinete da Ministra da Saúde, é coordenado pela Assessoria Especial para Saúde em Territórios de Periferias. Sua primeira reunião ocorreu em dezembro de 2023, também na capital brasileira.

Durante os três dias do evento, estavam programadas diversas atividades, incluindo reuniões dos movimentos sociais, discussões sobre processos formativos em saúde e educação permanente, além de uma roda de conversa sobre o acesso ao cuidado da população do campo, floresta e águas.

Destacando-se no último dia do evento, em 22 de março, as pesquisadoras apresentaram sua pesquisa, seguida por uma sessão de debate com representantes das Secretarias de Atenção Primária e Saúde, de Atenção Especializada em Saúde, de Informação e Saúde Digital, além da participação da representação do próprio Grupo Terra.

Este encontro foi um espaço crucial para a troca de conhecimentos e experiências, visando o aprimoramento dos serviços de saúde em áreas rurais e remotas do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *