Norte Águas
O território Norte águas faz parte da Região Amazônica, é composto por 45 MRR, distribuídos nos estados do Amazonas, Pará, Amapá e Acre. Neste território o acesso geográfico ocorre predominantemente por via fluvial, os rios, lagos, paranás e igarapés se alteram em função dos ciclos das águas e, da mesma forma, modificam os modos de vidas e moldam as formas de acesso. São municípios fortemente pautados pela lógica dos rios, representando as formas mais antigas de ocupação da Região Amazônica, havendo profunda interação entre o homem e o meio geográfico.
Neste cluster, a população média é de 21.002 habitantes. Maués é o município mais populoso, com quase 60.000 habitantes. A densidade populacional média é de 3,32 hab/km2. As áreas são muito extensas com média de 14.997 km2.
Este território da pesquisa agrega 45 MRR, distribuídos nos estados do Amazonas, Pará, Amapá e Acre. No geral, são municípios com população média de 21.002 habitantes. Maués é o município mais populoso, com quase 60.000 habitantes. A densidade populacional média é de 3,32 hab/km2. As áreas são muito extensas com média de 14.997 km2.
O PIB médio per capita foi de R$ 8.539 com um quadro razoavelmente heterogêneo. Quase metade dos municípios é classificada nas faixas de PIB per capita baixa. Os serviços de administração, saúde e educação públicas e seguridade social respondem pela maior parcela do PIB. A faixa de IDHM predominante é a baixa. O percentual médio da população beneficiária do Bolsa Família é de 46,8 (± 17,8).
Os 45 municípios se distribuem em 17 CIR, sendo que as CIR do Marajó (1
e 2), concentram cada uma 5 municípios. A maior parte dos municípios têm ESF
(20 municípios), com cobertura média de 77,5%.
Os MRR considerados tipo foram: Melgaço (PA), Chaves (PA), Nhamundá
(AM), Anori (AM), Tonantins (AM), Maraã (AM), Prainha (PA), Beruri (AM), Boa
Vista do Ramos (AM), Alvarães (AM), São Sebastião do Uatumã (AM) e Vitória do Jari (AP).
Na primeira seleção foram escolhidos intencionalmente Melgaço, Vitória do Jari e
Boa Vista do Ramos. Como outliers foram selecionados: Maués, que conta com a
maior população desta área da pesquisa; Aveiro com o distrito de Fordlândia,
que ainda repercute processo de exploração do látex conduzido por Henry Ford na
primeira metade do século XX e Curuá que tem a menor área territorial neste
conjunto de MRR.
Sete MRR compõem a amostra Norte Águas: Maués, Melgaço, Aveiro, Curuá, Prainha, Boa Vista do Ramos e Vitória do Jari.