Semiárido

O Semiárido, de uma forma geral, compreende uma vasta área concentrada na região Nordeste do país, mas também inclui municípios do Norte de Minas Gerais na região sudeste. No entanto, nesta pesquisa, como já detalhado anteriormente, os MRR de MG foram agregados em um grupo próprio, pelas suas características comuns. Um dos grandes traços que marcam os municípios desta área é a seca, que tem se intensificado, afetando a subsistência da população. Os impactos da seca são sentidos no desenvolvimento econômico, social e ambiental e se expressam em piores indicadores sociais e de saúde. Embora seja um evento climático, seu impacto depende das atividades humanas, da vulnerabilidade social e das respostas das políticas públicas (Sena et al., 2016). Em 2017, nove dos MRR tiveram estado de calamidade pública decretado em virtude da seca (Sena, 2017).

A partir da delimitação do Semiárido Brasileiro (SAB) estabelecida pelos Ministérios da Integração Nacional e do Meio Ambiente, Decreto nº 8.276, de 27 de junho de 2014, alterado pela proposição 105/2017, 42 do total de MRR brasileiros estão localizados nesta região sob atuação da SUDENE e simultaneamente fora da região de Matopiba. Estes municípios correspondem a 12% do total do MRR brasileiros e se localizam nos estados da Bahia e Piauí.

A população média é de 11706 habitantes, as populações variam de 2478 (Pedro Laurentino) a 54.186 habitantes (Barra). A densidade populacional média é de 10,6 hab. por km2. As áreas são pequenas com 1847 km2 em média, o menor município (Barra d' Alcântara) tem área de apenas 166 km2 e o maior de 11.732 km2 (Pilão Arcado).

O PIB médio per capita foi de R$ 6.532 com um quadro bastante homogêneo. Quando se classifica o PIB per capita pelas faixas do IBGE, quase todos os municípios estão classificados com PIB per capita muito baixo, apenas um município alcança o patamar de baixo (Brotas de Macaúbas). As economias são frágeis e dependem sobremaneira de transferências de recursos. A faixa de IDHM predominante é a baixa. O percentual médio da população beneficiária do Bolsa Família, por município, é de 64%.

Os MRR considerados como tipos foram: Rio Grande do Piauí , como outlier ocorreu a inclusão de Quatro MRR compõem a amostra do Semiárido: Morpará, Ipupiara, Rio Grande do Piauí e Pilão Arcado.

Ver Galeria Completa