Na noite desta terça-feira, o Teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo, foi palco de uma cerimônia de gala para o I Prêmio Jabuti Acadêmico, uma extensão do renomado Prêmio Jabuti que destaca publicações nas áreas científicas, técnicas e profissionais. O grande destaque da noite foi o livro *”Atenção Primária à Saúde em Municípios Rurais Remotos no Brasil”*, publicado pela Editora Fiocruz, que conquistou o prêmio na categoria Enfermagem, Farmácia, Saúde Coletiva e Serviço Social.
Os organizadores do livro, responsáveis por esta vitória significativa, foram homenageados no evento. Subiram ao palco para receber a estatueta o professor Adriano Maia dos Santos, da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e membro do Grupo de Pesquisas em Atenção Primária à Saúde (PeqAPS) na Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP); a professora Aylene Bousquat, da Universidade de São Paulo (USP); e as pesquisadoras Ligia Giovanella e Márcia Fausto, da ENSP. Também foi reconhecido o trabalho da professora Patty Fidelis de Almeida, da Universidade Federal Fluminense (UFF).
A premiação celebra o impacto e a relevância desta obra no campo da saúde pública, destacando a importância da pesquisa e da atenção primária para as populações de áreas rurais e remotas no Brasil.