Apresentação

Organização, processo de trabalho e integração da Atenção Primária à Saúde à rede de atenção à saúde: experiências em localidades rurais em contexto sul-americano e europeu

O objetivo deste projeto é estruturar ações, de pesquisa, de cooperação técnica e de formação para os trabalhadores da APS no SUS, com vistas a adequar modelos de organização da APS às necessidades da população em territórios marcados por baixa densidade demográfica e difícil acesso geográfico na Amazônia e no Semiárido. As ações propostas neste projeto estão previstas para ocorrer de forma colaborativa com vistas ao fortalecimento de parcerias institucionais e aprimoramento das análises sobre os resultados de pesquisa.

Em 2011 a Fiocruz atuou em cooperação com o Departamento de Atenção Básica à Saúde/Ministério da Saúde no âmbito do Programa Nacional para Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica – PMAQ. Como desdobramento desta cooperação (ciclo 3 do PMAQ) realizamos a pesquisa “Atenção Primária à Saúde em Municípios Rurais e Remotos no Brasil” (APS em MRR). Com base no grande diagnóstico sobre a APS no Brasil, realizado ao longo dos três ciclos do PMAQ, o tema da organização e do acesso à atenção à saúde em municípios remotos emergiu como questão a ser compreendida em profundidade. 

 

 

As marcantes diferenças de desempenho entre as equipes de Saúde da Família (eSF) atuantes em municípios onde historicamente havia um déficit de recursos assistenciais – piores condições de infraestrutura de unidades básicas de saúde (UBS) e dificuldades na logística de acesso aos municípios para realização da avaliação do PMAQ era a mais complexa – motivaram-nos a direcionar um olhar sensível e atento para os territórios rurais remotos do país. O estudo visava subsidiar o Departamento de Atenção Básica (hoje Secretaria de Atenção Primária à Saúde) na tomada de decisões, no intuito de melhorar o acesso e a qualidade do cuidado na APS em todo o território nacional, com base no aprofundamento de temas e cenários identificados durante o PMAQ. 

O estudo foi conduzido sob a coordenação geral de Márcia Cristina Rodrigues Fausto, em cooperação com outros pesquisadores integrantes do Grupo de Pesquisa do CNPq Pesquisas em Atenção Primária à Saúde. São pesquisadores da Fiocruz, da Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade Federal da Bahia (UFBA), Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

 

A pesquisa seguiu os ritos recomendados da ética em pesquisa (CAAE922280918.3.0000.5240). O trabalho de campo contou com o apoio financeiro do Programa de Políticas Públicas e Modelos de Atenção e Gestão de Saúde da Fiocruz – PMA/Fiocruz, a partir de aprovação do projeto submetido ao Edital N 01/2020. Para mais informações acesse a página do projeto “Modelos organizacionais para Atenção Primária à Saúde no SUS em territórios rurais remotos no Brasil”. 

 

Os resultados da pesquisa, em grande parte, já foram analisados, publicados em diferentes formatos, a maior parte disponível no nosso portal: APS EM MRR.

 

O projeto no Termo de Execução Descentralizada, mediante tratativas e acordos com o Departamento de Estratégia Saúde da Família e Comunidade da Secretaria de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde (DESCO/SAPS/MS) tem como proposta aprofundar temas explorados na pesquisa APS em MRR, particularmente aqueles relacionados aos modos de ofertar cuidados e processos de trabalho que envolvem a atuação das equipes de APS que atuam em localidades rurais e remotas do país.

 

Está nova fase do projeto intitulado: Organização e processo de trabalho na Atenção Primária à Saúde em localidades rurais e remotas da Amazônia e do Semiárido brasileiro – pesquisa, ensino e cooperação

Objetivo Geral:

Desenvolver ações de pesquisa, de cooperação técnica e de formação que promovam análises e proposições de modelos organizativos e formas de atuação na APS, direcionados as realidades rurais e remotas da Amazônia e do Semiárido brasileiros.

Objetivos Específicos:

 

  • Realizar pesquisa participativa, estudo de casos múltiplos, com enfoque na análise da organização, modalidades de serviços e processos de trabalho de equipes de APS em localidades rurais e remotas da Amazônia e do Semiárido brasileiro;
  • Fomentar análises e formulação de proposições que possam incidir na incorporação de inovações na gestão, na organização de serviços e nos processos de trabalho das equipes de APS em áreas rurais e remotas da Amazônia e no Semiárido brasileiros.
  • Capacitar trabalhadores da APS do SUS para atuar em localidades rurais e remotas do Brasil.

 

 

 Integrantes:

Coordenação : Márcia Cristina Rodrigues Fausto – ENSP/Fiocruz e Patty Fidelis de Almeida – ISC/UFF.

EquipeLucas Manoel da Silva Cabral – ENSP/Fiocruz; Juliana Gagno Lima – ISCO/UFOPA e Adriano Maia dos Santos – ISC/UFBA Campus Anísio Teixeira.