Entre os dias 21 e 25 de abril de 2025, o grupo de pesquisa APS em MRR participou do V Congresso Internacional Cuba Salud, o principal evento de saúde pública de Cuba, realizado no Palácio de Convenções de Havana. Com o tema “Saúde Universal baseada no paradigma Uma Só Saúde”, o congresso reuniu lideranças e especialistas de diversos países para debater estratégias de fortalecimento dos sistemas de saúde em nível global, com foco na equidade, acesso e integração de políticas públicas.
Durante o evento, o grupo teve a oportunidade de se reunir com professores da Escuela Nacional de Salud Pública de Cuba, estabelecendo um diálogo rico sobre os desafios e caminhos da Atenção Primária à Saúde em localidades rurais e remotas. A troca de experiências e perspectivas entre os países reforça a importância da cooperação internacional para o fortalecimento da APS e abre possibilidades para futuras parcerias acadêmicas e institucionais no campo da saúde coletiva.
Para saber mais sobre a pesquisa e acompanhar as próximas atividades, acesse: https://apsmrr.ensp.fiocruz.br/
📌 Sobre a pesquisa:
A iniciativa é coordenada por pesquisadoras da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) e do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal Fluminense (ISC/UFF), com o apoio do Departamento de Saúde da Família da Secretaria de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde (DESCO/SAPS/MS). A pesquisa busca compreender e propor caminhos para o fortalecimento da APS no Brasil, especialmente nos territórios mais afastados dos grandes centros urbanos.



