Lucas Cabral, pesquisador do Grupo de Pesquisa de Atenção Primária à Saúde em Municípios Rurais Remotos (APS em MRR), apresentou os resultados da pesquisa “Atenção Primária à Saúde em Municípios Rurais Remotos no Brasil: Distintos Territórios e Múltiplos Desafios” durante a 6ª Reunião da Rede Acadêmica das Ciências da Saúde da Lusofonia (RACS). O evento foi realizado nos dias 28, 29 e 30 de agosto de 2024, no Campus Gragoatá da Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói, Rio de Janeiro.
A reunião, organizada pela Rede de Saúde Coletiva da UFF e pelo Laboratório de Áudio Visual Científico da mesma universidade, teve como tema “Múltiplas Vozes em Defesa das Vidas, Saúde Única, Arte Plural e Formação Humana”. O encontro buscou promover discussões sobre a ação política acadêmica e o desenvolvimento e inovação científica, pedagógica, sociocultural, corporativa e associativa.
Além de destacar a importância da atenção primária à saúde em áreas rurais remotas do Brasil, o evento também visou fortalecer laços de intercâmbio e amizade entre os países lusófonos e não lusófonos, promovendo o diálogo e a colaboração internacional nas ciências da saúde. A 6ª Reunião da RACS reafirmou seu compromisso com a difusão da ciência e com a promoção de relações bilaterais e multilaterais entre instituições de ensino superior e pesquisa, incentivando a disseminação internacional da produção científica.
Apresentação disponível AQUI!