O Grupo de Pesquisa Atenção Primária à Saúde em Municípios Rurais e Remotos (APS em MRR) estará presente no 14º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva (Abrascão 2025) com a Mesa-Redonda MR05.26 – Organização, acesso e integração assistencial em territórios rurais, que acontecerá no dia 2 de dezembro, das 10h20 às 11h50, na Sala Isabel Dillon (Piso 1 – 140 lugares).
A atividade reunirá pesquisadoras e pesquisadores do Brasil e de Cuba que vêm contribuindo, a partir de distintas experiências, para o fortalecimento da Atenção Primária à Saúde em contextos rurais e de difícil acesso, promovendo uma reflexão sobre os desafios da organização dos serviços, o acesso da população e a integração assistencial nas redes de saúde.
Participantes
Márcia Cristina Rodrigues Fausto (ENSP/Fiocruz) – Mediação
Doutora em Saúde Coletiva pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, é servidora da Fundação Oswaldo Cruz, atuando na Vice-Direção de Escola de Governo em Saúde da ENSP/Fiocruz. Desenvolve pesquisas em avaliação de políticas, sistemas e programas de saúde, com foco em Atenção Primária à Saúde. Coordena a Secretaria Técnica e Executiva da Rede Brasileira de Escolas de Saúde Pública (RedEscola).
Patty Fidelis de Almeida (ISC/UFF) – Expositora
Professora e pesquisadora do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal Fluminense, Doutora e Pós-Doutora em Saúde Pública pela ENSP/Fiocruz, com experiência em análise de políticas e redes de Atenção Primária à Saúde no Brasil e na América do Sul. É Editora Associada dos Cadernos de Saúde Pública, docente permanente de programas de pós-graduação na UFBA e Bolsista de Produtividade do CNPq. É uma das organizadoras do livro “Atenção Primária à Saúde em Municípios Rurais Remotos do Brasil”, vencedor do Prêmio Jabuti Acadêmico 2024.
Magda Moura de Almeida (UFC) – Expositora
Doutora em Clínica Médica, com área de concentração em Ensino em Saúde pela UNICAMP, Mestre em Saúde Pública pela Universidade Federal do Ceará e Especialista em Medicina de Família e Comunidade pelo Hospital Universitário Walter Cantídio. É Professora Adjunta da Universidade Federal do Ceará, atuando no Departamento de Saúde Comunitária, e possui ampla experiência em vigilância, gestão, educação médica e atenção primária, com destaque para o trabalho em contextos rurais e remotos.
Leonardo Antonio Cuesta Mejías (ENSAP/Cuba) – Expositor
Médico e Diretor da Escola Nacional de Saúde Pública de Cuba (ENSAP), é Especialista em Atenção Primária à Saúde em Territórios Rurais, com vasta trajetória na gestão e formação de profissionais de saúde voltada à equidade e à organização dos sistemas de saúde em áreas rurais e comunitárias.





