Desafios da vacinação da Covid-19 no município rural remoto, Vitória do Jari, Amapá

A vacinação representa a principal esperança para o enfrentamento da pandemia da covid-19 em todo o mundo. Para o contexto dos Municípios Rurais Remotos (MRR), é necessário que seja feito um aprimoramento urgente da atual estratégia de vacinação das populações dessas localidades.

A situação dos MRR é particularmente crítica. Uma das principais características dessas áreas é a grande distância em relação às sedes municipais. Isso cria um desafio de logística e um custo adicional para o SUS, especialmente para as secretarias municipais de saúde. Diante disso, a estratégia de vacinação que está sendo usada nas áreas urbanas não se adequa ao contexto desses municípios. Não é possível uma equipe de saúde vacinar uma faixa etária de uma comunidade e retornar no dia ou na semana seguinte para vacinar uma outra faixa etária e repetir isso diversas vezes até concluir a vacinação. O custo é proibitivo e isso tem dificultado o avanço da vacinação nessas áreas.

O vídeo a seguir, produzido pela secretaria municipal de saúde de Vitória do Jari, expressa um pouco dos desafios impostos às equipes de saúde da família, no dia a dia da campanha de vacinação da covid-19 no país.

Link de acesso: https://www.youtube.com/watch?v=JA4Hky9YIRM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *