Começou nesta quarta-feira (9) o I Seminário Nacional de Atenção Primária na Amazônia: Qualificando a Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, em Santarém, oeste do Pará. O evento é promovido pelo Mestrado Profissional em Saúde da Família (ProfSaúde) e ocorrerá até 11 de abril na Unidade Tapajós da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa).
Este seminário tem como objetivo socializar pesquisas sobre a Atenção Primária à Saúde na Amazônia e proporcionar uma plataforma para a interação entre pesquisadores e profissionais da saúde. Além disso, o evento busca discutir as oportunidades e os desafios para a implementação de políticas eficazes de gestão do trabalho e da educação na saúde. O evento conta com representantes de todos os estados da região Norte, além de outras regiões do país.
Sob a coordenação da professora Juliana Gagno Lima, do Instituto de Saúde Coletiva (Isco) da Ufopa e membro do grupo de pesquisa APS em MRR, o seminário representa uma excelente oportunidade para fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS) e a Atenção Primária à Saúde na região. O evento também facilitará a ampliação do diálogo entre ensino, pesquisa, extensão e serviço.
O seminário faz parte do Mestrado Profissional em Saúde da Família, uma estratégia de formação destinada a atender à demanda de expansão da graduação e pós-graduação no Brasil, além de promover a educação permanente dos profissionais de saúde. O mestrado é oferecido por uma rede nacional de 45 instituições públicas de ensino superior, lideradas pela Fiocruz.
Durante o evento, Márcia Fausto, do Grupo de Pesquisa APS em MRR, apresentou um estudo em desenvolvimento que foca nos territórios rurais e remotos na região amazônica e no semiárido brasileiro.







