Pesquisa sobre Atenção Primária à Saúde avança com novo trabalho de campo em Óbidos (PA)

A pesquisa sobre Atenção Primária à Saúde (APS) em contextos de ruralidades, desenvolvida no âmbito da Amazônia Legal, dará mais um passo importante nesta semana com a realização de atividades de campo no município de Óbidos, no Pará. Este será o terceiro município visitado na região, ampliando o conjunto de evidências e análises sobre os desafios e potencialidades da APS em territórios rurais remotos do país.

Os pesquisadores Juliana Gagno e Cristiano Morais, ambos da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), realizaram uma reunião de planejamento com a coordenadora de Atenção Primária do município, Herbene Belicha, para alinhar os preparativos da visita e detalhar as atividades a serem desenvolvidas com as equipes locais de saúde. O encontro permitiu estruturar a logística da etapa e fortalecer a articulação com a gestão municipal.

A realização do trabalho de campo em Óbidos integra um esforço nacional para compreender, de forma mais aprofundada, como diferentes realidades territoriais influenciam a organização da APS no Brasil. A pesquisa busca valorizar as experiências, práticas e desafios vivenciados pelos trabalhadores e gestores do SUS, contribuindo para a formulação de estratégias que apoiem a qualificação das ações em saúde nas regiões mais distantes e diversas do país.

Mais informações sobre a pesquisa podem ser acessadas no site do projeto (link na bio).

A iniciativa é financiada pelo Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Atenção Primária à Saúde (SAPS).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *