Atenção primária à saúde em municípios rurais remotos no Brasil

organizador: Márcia Cristina Rodrigues Fausto, Patty Fidelis de Almeida, Adriano Maia, Aylene Bousquat, Ligia Giovanella.

A obra busca compreender as particularidades dos contextos rurais remotos brasileiros, tendo em vista a organização e provisão da Atenção Primária à Saúde (APS), alinhada aos princípios basilares do Sistema Único de Saúde (SUS).

O livro é composto de 14 capítulos distribuídos em três partes, além da Introdução. Cada capítulo trata de temas diversos envolvidos no acesso e na organização da APS nos diferentes cenários da pesquisa e relacionados com dificuldades presentes em todos os territórios do estudo.

A publicação representa o esforço do grupo de pesquisa do CNPq Pesquisas em Atenção Primária à Saúde, em que, há duas décadas, pesquisadores de diversas áreas e instituições de ensino e pesquisa do nosso país, como a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade Federal da Bahia (Ufba), Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Universidade de São Paulo (USP) e Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), debruçam-se sobre a temática da saúde rural remota brasileira.

O estudo é um desdobramento da cooperação entre o Ministério da Saúde e a Fiocruz, decorrente do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (Pmaq-AB) do Ministério da Saúde, vigente no país entre 2011 e 2018. O trabalho de campo contou com apoio financeiro do Ministério da Saúde e da Fiocruz e a etapa de análise das entrevistas, com apoio financeiro do Programa de Políticas Públicas e Modelos de Atenção e Gestão de Saúde/Fiocruz.

A obra estimula a reflexão e instiga o interesse investigativo acerca de realidades tão singulares, pouco exploradas, por vezes invisibilizadas e não dimensionadas no financiamento, no planejamento e na execução de políticas públicas, especialmente, na área da saúde.

Sobre os organizadores

Márcia Cristina Rodrigues Fausto é assistente social sanitarista, doutora em saúde coletiva; professora e pesquisadora da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca da Fundação Oswaldo Cruz.
Patty Fidelis de Almeida é psicóloga, doutora em saúde pública, com pós-doutorado em saúde pública pela Universidade de São Paulo; professora e pesquisadora do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal Fluminense.
Adriano Maia dos Santos é odontólogo, doutor em saúde pública; docente do Instituto Multidisciplinar em Saúde da Universidade Federal da Bahia, professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva na mesma instituição e líder do grupo de pesquisa Observatório Baiano de Redes de Atenção à Saúde.
Aylene Bousquat é médica, doutora em medicina preventiva; professora do Departamento de Política, Gestão e Saúde da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP/USP). Livre-docente pela FSP/USP e pesquisadora do CNPq.
Ligia Giovanella é médica sanitarista, doutora em saúde pública, com pós-doutorado no Instituto de Sociologia Médica da Universidade J. W. Goethe de Frankfurt (Alemanha); pesquisadora sênior da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca da Fundação Oswaldo Cruz.

R$ 83,00 (impresso) | R$ 49,80 (digital)

Comprar na Livraria Virtual (impresso)

Comprar no SciElo Livros (digital)

ISBN: 978-65-5708-148-8

393 p. : il. , mapas , tab.  

 Sumário
Prefácio
Apresentação 
Introdução
PARTE 1
1. A Dimensão Espacial das Desigualdades na Saúde: ruralidades, distâncias, redes e acesso a serviços de saúde.
2. Proposta de Classificação dos Espaços Rurais e Urbanos no Brasil: tipologia municipal
3. Pesquisa em Saúde nos Municípios Rurais Remotos Brasileiros: desafios metodológicos
4. Olhares sobre Viver um Campo de Pesquisa em Territórios Rurais Remotos do Brasil
PARTE 2
5. Acesso à Atenção Primária à Saúde em Territórios Rurais Remotos: o Norte Estradas amazônico
6. Condições de Acesso e Implicações para o Cuidado na Atenção Primária à Saúde em Municípios Rurais Remotos: Norte Água
7. No Interior do Interior: entraves e estratégias para a organização da Atenção Primária à Saúde em áreas distantes da sede dos municípios rurais remotos na região de Matopiba
8. Práticas Assistenciais na Atenção Primária à Saúde em Municípios Rurais Remotos do Norte de Minas Gerais
9. Interface entre Atenção Primária à Saúde e Atenção Especializada: desafios para produção do cuidado em municípios rurais remotos no Semiárido
10. Atenção ao Pré-Natal, Parto e Puerpério em Municípios Rurais Remotos do Vetor Centro-Oeste Brasileiro
PARTE 3
11. Força de Trabalho em Saúde em Municípios Rurais Remotos: desafios e estratégias para atração e fixação de profissionais na Atenção Primária à Saúde
12. Agente Comunitário de Saúde: o cuidado em territórios rurais remotos do Brasil
13. Abordagem de Território Saudável e Sustentável em sua Inter-Relação com a Atenção Primária à Saúde em Territórios do Campo, da Floresta e das Águas
14. Atenção Primária à Saúde em Municípios Rurais Remotos: componentes para uma organização abrangente, territorializada, comunitária e integral
 

Em acesso comercial no SciELO Livros

Fonte: Porta Fiocruz

Autores
Márcia Cristina Rodrigues Fausto, Patty Fidelis de Almeida, Adriano Maia, Aylene Bousquat, Ligia Giovanella.
Países
Brasil
Periódico
Todos
Idioma
Português
Ano
2023
Própria
1
Tipo
Livro