O livro “Atenção Primária à Saúde em Municípios Rurais Remotos no Brasil” (Editora Fiocruz) foi selecionado como um dos 10 finalistas do Prêmio Jabuti Acadêmico 2024.
A obra é fruto do trabalho das pesquisadoras da ENSP, Márcia Fausto e Ligia Giovanella, do professor da UFBA e membro do Grupo de Pesquisas em Atenção Primária à Saúde (PeqAPS) da ENSP, Adriano Maia dos Santos, da professora da USP, Aylene Bousquat, e da professora da UFF, Patty Fidelis de Almeida. Este livro busca entender as particularidades dos contextos rurais remotos brasileiros, focando na organização e provisão da Atenção Primária à Saúde (APS) de acordo com os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS).
Dividido em 14 capítulos, além da Introdução, o livro explora diversos temas relacionados ao acesso e à organização da APS nos diferentes cenários investigados, abordando as dificuldades comuns a todos os territórios estudados. A publicação representa um esforço conjunto do grupo de pesquisa do CNPq Pesquisas em Atenção Primária à Saúde. Há duas décadas, pesquisadores de diversas áreas e instituições de ensino e pesquisa do Brasil, incluindo a Fiocruz, UFF, UFBA, Ufopa, Univasf, USP e Uerj, dedicam-se ao estudo da saúde rural remota no país.
Para mais informações, acesse o site do Prêmio Jabuti.