Lançamento do Livro “Atenção Primária à Saúde em Municípios Rurais Remotos no Brasil” no 9º Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde da Abrasco

Recife, PE – Durante o 9º Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde da Abrasco, um evento que reuniu especialistas e pesquisadores da área de saúde em Recife, Pernambuco, foi lançado o livro “Atenção Primária à Saúde em Municípios Rurais Remotos no Brasil”. O evento ocorreu no Campus da Universidade Federal de Pernambuco e nos espaços do Instituto Aggeu Magalhães, de 30 de outubro a 03 de novembro de 2023, com atividades de pré-congresso realizadas nos dias 30 e 31 de outubro.

A obra foi organizada por Márcia Cristina Rodrigues Fausto, Patty Fidelis de Almeida, Adriano Maia, Aylene Bousquat e Ligia Giovanella, e tem como objetivo compreender as particularidades dos contextos rurais remotos brasileiros, com foco na organização e provisão da Atenção Primária à Saúde (APS), alinhada aos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS).

O livro é composto por 14 capítulos distribuídos em três partes, além da Introdução. Cada capítulo aborda temas diversos relacionados ao acesso e à organização da APS em diferentes cenários de pesquisa, destacando as dificuldades enfrentadas em todos os territórios estudados.

Essa publicação é o resultado do trabalho de pesquisa do grupo de Pesquisas em Atenção Primária à Saúde do CNPq, que reúne pesquisadores de diversas áreas e instituições de ensino e pesquisa no Brasil, incluindo a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade Federal da Bahia (Ufba), Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Universidade de São Paulo (USP) e Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Durante duas décadas, esses pesquisadores se dedicaram ao estudo da saúde rural remota brasileira.

O estudo é um desdobramento da cooperação entre o Ministério da Saúde e a Fiocruz, que resultou do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (Pmaq-AB) do Ministério da Saúde, que esteve em vigor no país de 2011 a 2018. O trabalho de campo contou com apoio financeiro do Ministério da Saúde e da Fiocruz, e a análise das entrevistas foi apoiada pelo Programa de Políticas Públicas e Modelos de Atenção e Gestão de Saúde da Fiocruz.

Sobre os Organizadores:

– Márcia Cristina Rodrigues Fausto: Assistente social sanitarista, doutora em saúde coletiva; professora e pesquisadora da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca da Fundação Oswaldo Cruz.

– Patty Fidelis de Almeida: Psicóloga, doutora em saúde pública, com pós-doutorado em saúde pública pela Universidade de São Paulo; professora e pesquisadora do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal Fluminense.

– Adriano Maia dos Santos: Odontólogo, doutor em saúde pública; docente do Instituto Multidisciplinar em Saúde da Universidade Federal da Bahia, professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva na mesma instituição e líder do grupo de pesquisa Observatório Baiano de Redes de Atenção à Saúde.

– Aylene Bousquat: Médica, doutora em medicina preventiva; professora do Departamento de Política, Gestão e Saúde da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP/USP). Livre-docente pela FSP/USP e pesquisadora do CNPq.

– Ligia Giovanella: Médica sanitarista, doutora em saúde pública, com pós-doutorado no Instituto de Sociologia Médica da Universidade J. W. Goethe de Frankfurt (Alemanha); pesquisadora sênior da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca da Fundação Oswaldo Cruz.

O livro pode ser adquirido na:

Livraria Virtual (impresso)

SciElo Livros (digital)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *