Simpósio Atenção Primária à Saúde em Municípios Rurais Remotos encerra com sucesso em Vitória da Conquista

O Simpósio Atenção Primária à Saúde em Municípios Rurais Remotos, realizado nos dias 02 e 03 de junho, chegou ao fim em Vitória da Conquista, na Bahia. O evento, sediado no Campus Anísio Teixeira da Universidade Federal da Bahia (UFBA), reuniu especialistas, pesquisadores e profissionais da área de saúde em discussões enriquecedoras sobre o fortalecimento da atenção primária nessas regiões remotas.

Durante dois dias intensos, os participantes do simpósio tiveram a oportunidade de conhecer os principais resultados da pesquisa “Atenção Primária à Saúde em Municípios Rurais Remotos no Brasil” e compartilhar conhecimentos sobre o tema. O evento promoveu um espaço de interlocução e troca de experiências entre os presentes, que estão diretamente envolvidos com a defesa do Sistema Único de Saúde (SUS) e com a busca por uma Atenção Primária à Saúde de qualidade.

O simpósio contou com a participação de pesquisadores, docentes, discentes e profissionais de diversas instituições de ensino e pesquisa do país. A iniciativa, promovida pelo Grupo de Pesquisa em Atenção Primária à Saúde em Territórios Rurais Remotos, demonstrou a importância do estudo e da busca por soluções efetivas para a atenção primária nessas áreas geográficas específicas.

Organizado com o apoio do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da UFBA, campus de Vitória da Conquista, e pelo Grupo de Pesquisa Observatório Baiano de Redes de Atenção à Saúde (OBRAS), o evento foi um sucesso graças à parceria entre a Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz e o Instituto Multidisciplinar em Saúde da UFBA.

Durante o simpósio, foram realizadas mesas-redondas, palestras e debates, proporcionando um ambiente propício para a troca de conhecimentos e experiências entre os participantes. As discussões foram pautadas pelas particularidades e desafios enfrentados na atenção primária em municípios rurais remotos, buscando soluções que visam garantir uma assistência de qualidade a essas comunidades.

Mesa redonda 1: Panorama da pesquisa Atenção Primária à Saúde em Municípios Rurais Remotos no Brasil: os caminhos da pesquisa

Coordenação: Patty Fidelis de Almeida (UFF)

Expositores:

– Márcia Fausto (FIOCRUZ) e Lígia Giovanella (FIOCRUZ) apresentaram os resultados da Pesquisa Atenção Primária à Saúde em Municípios Rurais Remotos.

– Aline Gonçalves Pereira (DESCO | SAPS | Ministério da Saúde) discutiu os caminhos para enfrentar os desafios da APS em Municípios Rurais Remotos.

Mesa redonda 2: Estratégias para integração da Atenção Primária à Saúde na rede e acesso à Atenção Especializada

Coordenação: Ângela Carneiro (UNIVASF)

Expositores:

– Patty Fidelis de Almeida (UFF) abordou a temática da Atenção Especializada em Municípios Rurais Remotos.

– Joana Molesini (SESAB) compartilhou a experiência das Policlínicas na Bahia.

– Suzana Ribeiro (DAET | SAES | Ministério da Saúde) trouxe as perspectivas da Atenção Especializada pelo Ministério da Saúde.

– Debatedor: Adriano Maia dos Santos.

Mesa redonda 3: Gestão do trabalho e da educação na saúde

Coordenação: Helena Seidl (FIOCRUZ)

Expositores:

– Cassiano Franco (UFRJ) discutiu a força de trabalho em municípios rurais remotos.

– Celia Regina Gil (DEGES/SGETS/MS) abordou a gestão do trabalho e da educação na saúde.

– Debatedora: Maria Helena Magalhães de Mendonça (ENSP / FIOCRUZ).

Além das mesas-redondas, um dos destaques do evento foi o lançamento do documentário intitulado “Atenção Primária à Saúde em Municípios Rurais Remotos no Brasil: distintos territórios, múltiplos desafios”. O documentário retrata as realidades e os desafios enfrentados na atenção primária nessas áreas remotas do país.

O encerramento do simpósio marcou um importante marco na promoção da saúde nessas áreas remotas, demonstrando o compromisso dos profissionais e pesquisadores em fortalecer a atenção primária e garantir o acesso a serviços de saúde de qualidade em todos os territórios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *