Lançado o Edital de Submissão de Trabalhos para o II Simpósio: APS em Municípios Rurais Remotos

O Grupo de Pesquisa Atenção Primária à Saúde em Municípios Rurais Remotos anuncia a abertura do edital de seleção de trabalhos científicos para a II Simpósio – Atenção Primária à Saúde em Municípios Rurais Remotos. O evento ocorrerá em Santarém, no Pará, na Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) – Campus Tapajós, nos dias 29 e 30 de agosto de 2023. O simpósio tem como objetivo apresentar os principais resultados da pesquisa “Atenção Primária à Saúde em Municípios Rurais Remotos no Brasil” e promover um espaço de interlocução para troca de conhecimentos sobre o tema.

O evento é uma iniciativa promovida pela Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz, em conjunto com o Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal do Oeste do Pará, contando com o apoio da Secretaria de Atenção Primária do Ministério da Saúde e outras instituições parceiras.

Os trabalhos a serem submetidos devem estar relacionados à temática central “Unidades Básicas de Saúde Fluvial”. Podem ser submetidos por profissionais, gestores, estudantes de graduação, pós-graduação lato sensu, mestrado e doutorado, desde que atendam as orientações presentes no edital.

Submissão dos Trabalhos

A submissão dos trabalhos será realizada de forma gratuita, mediante preenchimento virtual da Ficha de Inscrição e envio do trabalho através da plataforma eletrônica do evento, acessível aqui! 

O período para submissão dos trabalhos ocorrerá entre 02/08/2023 e 13/08/2023.

Os trabalhos enviados devem abordar a temática central “Unidades Básicas de Saúde Fluvial” e estar enquadrados nas seguintes áreas do conhecimento:

Eixo 1: Gestão em Saúde

Este eixo engloba aspectos relacionados à gestão das Unidades Básicas de Saúde Fluviais. Pergunta-se: Quais as necessidades envolvidas na gestão de uma UBS Fluvial para garantia de uma Atenção Primária à Saúde integral e integrada? Temas abordados incluem análise de políticas públicas de saúde, planejamento, gestão e avaliação em sistemas e serviços de saúde, participação social em saúde, gestão do trabalho na saúde, regulação setorial e fiscalização em saúde, modalidades de gestão, financiamento, logística para deslocamento, infraestrutura disponível e temas relacionados.

Eixo 2: Atenção à Saúde

Este eixo abrange aspectos relacionados à atenção e assistência à saúde nas Unidades Básicas de Saúde Fluviais. Pergunta-se: O que é necessário para uma atenção à saúde acessível e de qualidade para as populações ribeirinhas atendidas pelas UBS Fluviais? Temas envolvidos incluem organização da atenção integral à saúde, disponibilidade de equipamentos, insumos, imunizantes e medicamentos, atendimento de demanda espontânea e programada, recursos humanos e escopo de ação dos profissionais, interação comunitária, vigilância em saúde, saúde ambiental, promoção da saúde individual e coletiva e práticas coletivas de orientação e intervenção em saúde, entre outros.

Eixo 3: Formação profissional e Educação em Saúde

Este eixo aborda aspectos relacionados à formação profissional e educação em saúde para a equipe que atende em UBS Fluviais. Pergunta-se: O que é necessário em termos de formação profissional e educação permanente para a equipe que atende em UBS Fluviais? Como as UBS Fluviais podem ser potencializadas como espaço de promoção da saúde e de integração ensino-serviço (“UBS Fluviais escolas”)? Temas envolvidos incluem educação permanente em saúde, práticas pedagógicas em serviços de saúde, educação popular em saúde e ativismo comunitário, integração ensino-serviço, estágios em saúde, investigação e docência na saúde, e outros.

Os interessados em submeter trabalhos devem consultar o edital para obter todas as informações necessárias sobre o processo de inscrição e os critérios de avaliação.

Não perca a oportunidade de contribuir com o avanço da pesquisa e do conhecimento na área da Atenção Primária à Saúde em Municípios Rurais Remotos. Participe do II Simpósio e compartilhe suas experiências e descobertas.

Acesse o site do evento aqui. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *